Existem coisas ou pessoas na vida que nós geralmente evitamos ver ou viver momentos correlatos mais de uma vez. Quando se tem uma rotina que vai contra nossos interesses ou daquilo que não se faz necessário para nosso crescimento, nós comumente também não buscamos repetir tais práticas. No entanto, existem coisas que efetivamente valem a pena ver de novo e, quando não muito corriqueiras, valem muito o registro. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Como todos nós sabemos, o Fusca é um carro que foi produzido por muitas décadas e teve milhões de unidades vendidas por todo o planeta. Por esse motivo, é inegável sua importância para a história do automóvel por toda a história que o carrinho traz. Logicamente isso acarretou em uma feliz consequência que consiste no grande número de unidades que ainda rodam mesmo após tantos anos. Como esses carrinhos são quase que como uma tela em branco, todo proprietário consegue expressar sua personalidade no carro e assim torná-lo único diante dos olhos de todos. No post de hoje temos duas provas de que isso é muito verídico.
As fotos que aparecem ao final do post foram tiradas por mim durante essa semana. Um dos carros foi flagrado na quarta feira e o outro na sexta feira. O curioso é que ambos trazem algumas coincidências um tanto curiosas que faço questão de compartilhar com os amigos seguidores. O primeiro Fusca dos dois que aparecem no decorrer das imagens é um branco ano 1964. Esse carro é um daqueles Fusquinhas que eu sempre vejo rodando nas ruas mas nunca consigo fotografar. Esse carro ainda tem algumas características originais bastante interessantes, como o trinco "T" na tampa do motor e os retrovisores pino de porta. Há alguns meses atrás em virtude de alguns horários diferentes que eu tinha em minha rotina, esse Fusca passava praticamente em minha frente todos os dias. Nessa semana coincidentemente seu dono passou um pouco mais tarde coincidindo com meu horário atual, possibilitando que eu tirasse as fotos que vocês veem. Depois que o semáforo abriu, foi difícil de acompanhar o Fusquinha no trânsito visto que seu condutor "costurava" entre as faixas tanto quanto eu quando estou atrasado para o trabalho. Já o Fusca Verde Guarujá que vocês veem também é um exemplar ano 1971 que eu pude ver apenas duas vezes, e ambas no mesmo lugar. A primeira delas foi há alguns meses, onde eu vi esse Fusca no meio do trânsito e o que mais me chamou a atenção foi a inicial de suas placas, a mesma de meu Uno 1994. Naquela ocasião, eu não consegui tirar fotos do carro dada a distância, dessa vez, no primeiro semáforo não foi possível, mas no segundo eu logo parei atrás dele para conseguir dar o clique certeiro. O carrinho estava com três pessoas e era conduzido por um senhor, que acelerava bem o carrinho, tanto que fui acompanhando-o entre 70 e 80 km/h nas vias expressas que coincidiam nas rotas dele e minha.
Dois carros que integram o meu cotidiano de forma relativamente rotineira e que eu nunca consegui fotografar conseguiram um post por terem sido fotografados na mesma semana. Feliz coincidência.
Um outro detalhe (que não agrega o menor valor mas que eu notei) é que aparecem ônibus no tráfego em ambas as ocasiões.
Veja:
Ignição eletrônica no distribuidor original
sábado, 25 de agosto de 2018
sexta-feira, 24 de agosto de 2018
Montando e instalando o virabrequim do motor VW a ar objetivamente
A palavra "objetivamente" se faz praticamente necessária em todas as ocasiões que posto um conteúdo dessa natureza. É incrível como existem criadores de conteúdo que conseguem condensar, de forma inteligente e acertada tantas informações em um curto intervalo de tempo sem deixar dúvidas básicas e/ou conceituais para quem aproveita o material. Esse tipo de conteúdo sempre será repassado aqui no blog no objetivo de reunir a informação verdadeira, correta e enxuta para os amigos seguidores. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Nós sabemos que a vida de um reparador no setor automotivo não é fácil. A cada novo serviço, se tem um novo aprendizado e é imposta uma nova dificuldade ao profissional. Logicamente, quão mais bagagem o reparador tiver, mais fácil será a sua linha de raciocínio para a resolução de problemas ou uma sequência lógica para a execução de um serviço. Se muitas vezes a dificuldade se faz grande para aquele que encara os desafios todos os dias, dirá para aqueles que dispõem de outra atividade profissional e se dedicam a essa atividade nas horas vagas? Pois bem, muitas vezes pessoas sem experiência se amparadas com um bom material, paciência e critério podem sim executar bons serviços. Um conteúdo como o do post de hoje pode expandir o conhecimento de um profissional assim como dar um norte ao amador que se dispõe a montar um motor em casa.
O vídeo que vocês assistem ao final do post vem de um canal que, a cada dia vem se tornando uma referência ainda maior aos verdadeiros entusiastas por mecânica clássica e também vem sido mostrado bastante aqui no blog dada a qualidade e confiança que vem passando em seus conteúdos: O JBugs. Esse vídeo é uma sequência de alguns que venho postando recentemente acerca da retífica de um motor de Fusca, mostrada desde a retirada do motor do carro. Nesse post, você entende qual é a posição e ordem de todas as engrenagens do virabrequim, como ele deve ser montado e como são conferidos ou ajustados os parâmetros que permitem um assentamento perfeito do componente entre as duas metades da carcaça do motor. Um dica em especial (sinceramente eu nunca havia pensado nisso e confesso que me pergunto como algo tão simples não passara antes em minha mente) que me agradou muito foi de montar o virabrequim na vertical utilizando os pinos e, consequentemente o volante do motor para mantê-lo na posição e assim fazer a montagem correta das bielas.
Um conteúdo bom sem firulas e somente com a informação necessária.
Veja:
Nós sabemos que a vida de um reparador no setor automotivo não é fácil. A cada novo serviço, se tem um novo aprendizado e é imposta uma nova dificuldade ao profissional. Logicamente, quão mais bagagem o reparador tiver, mais fácil será a sua linha de raciocínio para a resolução de problemas ou uma sequência lógica para a execução de um serviço. Se muitas vezes a dificuldade se faz grande para aquele que encara os desafios todos os dias, dirá para aqueles que dispõem de outra atividade profissional e se dedicam a essa atividade nas horas vagas? Pois bem, muitas vezes pessoas sem experiência se amparadas com um bom material, paciência e critério podem sim executar bons serviços. Um conteúdo como o do post de hoje pode expandir o conhecimento de um profissional assim como dar um norte ao amador que se dispõe a montar um motor em casa.
O vídeo que vocês assistem ao final do post vem de um canal que, a cada dia vem se tornando uma referência ainda maior aos verdadeiros entusiastas por mecânica clássica e também vem sido mostrado bastante aqui no blog dada a qualidade e confiança que vem passando em seus conteúdos: O JBugs. Esse vídeo é uma sequência de alguns que venho postando recentemente acerca da retífica de um motor de Fusca, mostrada desde a retirada do motor do carro. Nesse post, você entende qual é a posição e ordem de todas as engrenagens do virabrequim, como ele deve ser montado e como são conferidos ou ajustados os parâmetros que permitem um assentamento perfeito do componente entre as duas metades da carcaça do motor. Um dica em especial (sinceramente eu nunca havia pensado nisso e confesso que me pergunto como algo tão simples não passara antes em minha mente) que me agradou muito foi de montar o virabrequim na vertical utilizando os pinos e, consequentemente o volante do motor para mantê-lo na posição e assim fazer a montagem correta das bielas.
Um conteúdo bom sem firulas e somente com a informação necessária.
Veja:
sábado, 18 de agosto de 2018
5º Encontro do Puma Clube Sorocaba, Garagem das Carangas: 18/08/2018
Com o passar dos tempos e a mudança de pensamentos a cada nova geração que se inicia, muitos conceitos acabam se alterando proporcionando inúmeras interpretações de uma mesma questão ou palavra. Essa diversidade criada com o tempo proporciona a geração de grupos adeptos um único tipo de interpretação de conceito, o que nos permite enxergar, de forma muito concreta, o que leva tal geração a pensar dessa forma. O post de hoje nos mostra no que consistia o conceito de esportividade nas décadas de 60, 70 e 80 e porque ainda hoje felizmente existem tantos entusiastas pelos modelos que atendiam as necessidades da época. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Todas as ocasiões que tenho a oportunidade de explanar algo sobre carros genuinamente nacionais são sempre um grande prestígio, visto que estamos falando de erros e acertos da nossa indústria automobilística diante de desafios que foram atribuídos por seu público alvo. Muitas dessas pérolas (no melhor sentido da palavra) apareceram nas décadas de 70 e 80, onde carros não podiam ser importados e as montadoras nacionais precisavam atender um nicho que ficara orfão das décadas anteriores onde tal condição era permitida. Assim nasceram muitos "fora de série" que foram o objeto de desejo de muitos jovens e um sonho realizado de quem poderia pagar por carros com algumas exclusividades se comparados aos modelos de entrada.
As fotos que vocês veem ao final do post foram tiradas por mim na manhã desse sábado. Nelas, vê-se um pouco do que foi a quinta edição do Encontro do Puma Clube Sorocaba. A terra dos tropeiros tem dentre seus habitantes assim como todos aqueles que moram nas cidades vizinhas muitos entusiastas pelo esportivo de fibra que fez muito sucesso no Brasil por atrelar a facilidade na manutenção (tanto aqueles equipados com o motor VW a ar, como as GTB que utilizam a mecânica do Opala) com a sensação de esportividade dada pela relação peso x potência, as linhas arrojadas para a época e a posição de dirigir um tanto diferente de um veículo "convencional". Todos esses fatores o tornaram um carro muito cobiçado e, por esse motivo, detém apaixonados pelo modelo desde aqueles que o conhecem desde novo quando aproveitavam a juventude até aqueles que reconhecem o prestígio do carrinho ainda que suas vendas tenham ocorrido antes de seu nascimento. Uma grande prova disso está no evento que será mostrado. O mesmo foi realizado pelo Garagem das Carangas juntamente ao Puma Clube e reuniu algumas dezenas de exemplares juntamente com outros clássicos que faziam sucesso e ainda tem todo o prestígio como carros antigos.
Como as imagens falam por si, deixo para que os amigos admirem. Como de costume, as fotos vão na ordem que foram tiradas e com o mínimo de edições.
Veja:
Todas as ocasiões que tenho a oportunidade de explanar algo sobre carros genuinamente nacionais são sempre um grande prestígio, visto que estamos falando de erros e acertos da nossa indústria automobilística diante de desafios que foram atribuídos por seu público alvo. Muitas dessas pérolas (no melhor sentido da palavra) apareceram nas décadas de 70 e 80, onde carros não podiam ser importados e as montadoras nacionais precisavam atender um nicho que ficara orfão das décadas anteriores onde tal condição era permitida. Assim nasceram muitos "fora de série" que foram o objeto de desejo de muitos jovens e um sonho realizado de quem poderia pagar por carros com algumas exclusividades se comparados aos modelos de entrada.
As fotos que vocês veem ao final do post foram tiradas por mim na manhã desse sábado. Nelas, vê-se um pouco do que foi a quinta edição do Encontro do Puma Clube Sorocaba. A terra dos tropeiros tem dentre seus habitantes assim como todos aqueles que moram nas cidades vizinhas muitos entusiastas pelo esportivo de fibra que fez muito sucesso no Brasil por atrelar a facilidade na manutenção (tanto aqueles equipados com o motor VW a ar, como as GTB que utilizam a mecânica do Opala) com a sensação de esportividade dada pela relação peso x potência, as linhas arrojadas para a época e a posição de dirigir um tanto diferente de um veículo "convencional". Todos esses fatores o tornaram um carro muito cobiçado e, por esse motivo, detém apaixonados pelo modelo desde aqueles que o conhecem desde novo quando aproveitavam a juventude até aqueles que reconhecem o prestígio do carrinho ainda que suas vendas tenham ocorrido antes de seu nascimento. Uma grande prova disso está no evento que será mostrado. O mesmo foi realizado pelo Garagem das Carangas juntamente ao Puma Clube e reuniu algumas dezenas de exemplares juntamente com outros clássicos que faziam sucesso e ainda tem todo o prestígio como carros antigos.
Como as imagens falam por si, deixo para que os amigos admirem. Como de costume, as fotos vão na ordem que foram tiradas e com o mínimo de edições.
Veja:
Indiscutivelmente organizar um evento que concentre tantas Pumas em um mesmo lugar não é uma tarefa fácil, isso já é mais do que suficiente para parabenizar os organizadores por tal proeza. Esse foi, sem dúvidas, mais um evento muito gostoso de estar e fotografar com o objetivo de compartilhar as imagens com todos os entusiastas do antigomobilismo.
Mais uma vez, muito obrigado!