Todas as ocasiões que tenho a oportunidade de explanar algo sobre carros genuinamente nacionais são sempre um grande prestígio, visto que estamos falando de erros e acertos da nossa indústria automobilística diante de desafios que foram atribuídos por seu público alvo. Muitas dessas pérolas (no melhor sentido da palavra) apareceram nas décadas de 70 e 80, onde carros não podiam ser importados e as montadoras nacionais precisavam atender um nicho que ficara orfão das décadas anteriores onde tal condição era permitida. Assim nasceram muitos "fora de série" que foram o objeto de desejo de muitos jovens e um sonho realizado de quem poderia pagar por carros com algumas exclusividades se comparados aos modelos de entrada.
As fotos que vocês veem ao final do post foram tiradas por mim na manhã desse sábado. Nelas, vê-se um pouco do que foi a quinta edição do Encontro do Puma Clube Sorocaba. A terra dos tropeiros tem dentre seus habitantes assim como todos aqueles que moram nas cidades vizinhas muitos entusiastas pelo esportivo de fibra que fez muito sucesso no Brasil por atrelar a facilidade na manutenção (tanto aqueles equipados com o motor VW a ar, como as GTB que utilizam a mecânica do Opala) com a sensação de esportividade dada pela relação peso x potência, as linhas arrojadas para a época e a posição de dirigir um tanto diferente de um veículo "convencional". Todos esses fatores o tornaram um carro muito cobiçado e, por esse motivo, detém apaixonados pelo modelo desde aqueles que o conhecem desde novo quando aproveitavam a juventude até aqueles que reconhecem o prestígio do carrinho ainda que suas vendas tenham ocorrido antes de seu nascimento. Uma grande prova disso está no evento que será mostrado. O mesmo foi realizado pelo Garagem das Carangas juntamente ao Puma Clube e reuniu algumas dezenas de exemplares juntamente com outros clássicos que faziam sucesso e ainda tem todo o prestígio como carros antigos.
Como as imagens falam por si, deixo para que os amigos admirem. Como de costume, as fotos vão na ordem que foram tiradas e com o mínimo de edições.
Veja:
Indiscutivelmente organizar um evento que concentre tantas Pumas em um mesmo lugar não é uma tarefa fácil, isso já é mais do que suficiente para parabenizar os organizadores por tal proeza. Esse foi, sem dúvidas, mais um evento muito gostoso de estar e fotografar com o objetivo de compartilhar as imagens com todos os entusiastas do antigomobilismo.
Mais uma vez, muito obrigado!
Show os Pumas!!!!
ResponderExcluirO evento de hoje estava muito bom. É incrível como a personalização dá um ar diferente para cada exemplar.
ExcluirGosto dos Pumas entre 1968 a 1972, pois esses ainda tinham como opcional uma personalização nervosa no motor, como por exemplo o motor 1.800 cm³ com radiador de óleo na frente do carro.
ExcluirOs exemplares mais antigos tem MUITAS peculiaridades!
ExcluirPra mim, esses são os melhores.
Excluir