Por algumas vezes aqui no blog eu já postei alguns motores sendo montados, tendo sua primeira partida ou até mesmo recebendo os mais diversos tipos de venenos e regulagens. Na realidade, na internet nós temos muito material a respeito do motor do nosso querido Fusquinha e isso facilita e dificulta também em alguns aspectos a filtragem do bom conteúdo. No dia do meu aniversário no ano passado, trouxe aos amigos um vídeo que mostrava a desmontagem, diagnóstico, revisão e montagem de uma caixa de marcha de Gol BX, que nada mais é do que uma caixa de Fusca com as caixas de satélite montadas de forma invertida. Naquela ocasião, o vídeo trazia um excelente conteúdo e explicava de maneira clara a complexidade que o conjunto envolve. A fim de complementar o post daquela ocasião, trago um vídeo um pouco mais superficial no que diz respeito ao funcionamento da caixa, mas que dinamiza e foca um pouco mais se a ideia é trabalhar em um Fusca.
O vídeo que aparece ao final do post vem do conceituado canal do Youtube JBugs. Esse canal americano mostra inúmeras manutenções e upgrades em Fuscas e derivados por meio de vídeos curtos e cheios de conteúdo. Neste vídeo, é feita a retirada da caixa de marcha e dos semieixos de um Fusca 1963 mostrando o passo a passo para que seja feita a retirada após descer o motor. Em cinco minutos houve a apresentação e tudo foi ensinado sem delongas. O interessante é que esse Fusca conta com freios a disco na traseira, um upgrade muito comum para os americanos. Mesmo com essas modificações, o serviço é exatamente o mesmo em um carro original.
Além disso, ainda é mostrado como se pode fazer o ajuste de um volante de motor do 1600 em uma carcaça de câmbio do Fusca mais antigo, fazendo os desbastes necessários na caixa seca para que não haja interferência em seu movimento de rotação.
Veja:
Pelo que eu entendi, além de ensinar a remover a caixa de marcha, ele também ensinou a remover os freios a tambor traseiros (para Fuscas que tenham) e ensinou também a desbastar parte da caixa de marcha para que o volante do motor não pegue na mesma.
ResponderExcluirExatamente! Esse retrabalho na caixa seca é muito comum em caixas de marchas mais antigas (Fuscas dos anos 60, por exemplo) para se montar o volante do 1600 mais "moderno"...
ExcluirNão sabia disso não...
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