Na minha vida vinculada aos automóveis eu já pude ver muitas coisas interessantes que nos permitiam chegar facilmente ao objetivo assim como situações onde nos são colocadas inúmeras restrições para que consigamos andar com nossos carrinhos. Muitas dessas restrições infelizmente não são caracterizadas pela falta de peças, mas sim pela má vontade de profissionais em aprender, se empenhar e efetuar um serviço que demande mais tempo do que o habitual por estar trabalhando com um conjunto de peças ligeiramente diferenciado. Por esse motivo, a cada dia mais os proprietários de carros antigos de forma geral tem buscado fazer a manutenção de seus carros em casa e minimizar mãos de obra externas. Logicamente sempre precisaremos de oficinas, mas hoje em dia se faz praticamente necessário um conhecimento em mecânica para se manter um carro antigo.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem lá do canal do meu amigo Gelson. Quem acessa o blog há mais tempo sabe da grande competência dele para gravar vídeos e mostrar soluções caseiras mas amparadas por critérios da engenharia principalmente no que diz respeito aos Fusquinhas e derivados. Algo que me agrada muito no canal do YT do Gelson é o fato dele gravar vídeos sem interesses em favorecer algo que não seja tão somente o conteúdo técnico (o verdadeiro conteúdo técnico...). Neste vídeo, o Gelson nos relembra de uma grande dificuldade que os proprietários de Fuscas mais antigos passam: O balanceamento das rodas de cinco furos do Fusca. Como nós sabemos, a roda de cinco furos (furação 5X205) do Fusca não tem um furo central para a passagem da ponta de eixo como as rodas posteriores, o que impede das rodas serem balanceadas fora do carro. Para quem não encontra alguém ou que não queira que as rodas sejam balanceadas montadas no carro (este método envolve um pouco mais de critério até em uma montagem posterior da roda no carro), o Gelson encontrou uma solução simples e extremamente barata para a questão: Usinou um tambor de freio de Fusca cinco furos de modo que este possa ser aparafusado na roda e, após ser feita uma usinagem onde anteriormente passava a ponta de eixo para as dimensões de uma ponta de eixo de um carro "moderno", este pode ser aparafusado em uma máquina de balanceamento e abrigar a roda como um balanceamento de qualquer outro carro. É um serviço barato e extremamente bem sacado. Como já falei anteriormente ao Gelson, este foi, sem dúvidas, um dos melhores vídeos que ele já gravou.
Para os verdadeiros amigos e autênticos criadores de conteúdo, o mais puro sucesso! E em relação ao seu maravilhoso Fusca vermelho, aguardem, o conteúdo já está na minha mão e tão logo eu tenha um tempinho para escrever, ele aparecerá aqui também em um post exclusivo.
Quero agradecer ao Gelson pela contribuição!
Veja:
Ele já pode vender essa solução para o resto do Brasil.
ResponderExcluirSem dúvidas. Inclusive sugeri isso a ele. É uma excelente ideia que eu não poderia deixar de divulgar...
ExcluirO único porém seria o receio de algumas oficinas não quererem usar essa brilhante solução, de medo que isso de repente possa estragar as máquinas de alinhamento deles, pois sabe como é... cada um é cada um...
ExcluirNão sei se isso de fato aconteceria, visto que a fixação seria igual a de uma roda "comum". Ao menos que isso seja um "migué" para não fazer o serviço...hehehe
ExcluirO problema é que tem uns "boca aberta" ai que embaçam...
ExcluirExatamente, principalmente quando não tem conhecimento e/ou boa vontade.
Excluir