Algo que eu sempre gosto de frisar aqui é a manutenção preventiva. Muitas pessoas acabam rodando com seus carros indefinidamente sem se preocupar com a manutenção e com todos os cuidados máximos que qualquer carro demanda simplesmente por falta de conhecimento. Este blog e outros milhares de sites que tratam de automóveis estão aqui para lhe auxiliar nesses tipos de cuidados, e o post de hoje é voltado a embreagem, componente que geralmente só é lembrado quando apresenta problemas.
A embreagem é um conjunto de peças responsável por acoplar e desacoplar o motor do câmbio para que seja feita a troca das marchas. Nos veículos mais antigos, como o nosso querido Fusquinha, a embreagem é acionada por um cabo que vai do pedal até o "garfo da embreagem", conjunto responsável em atuar no rolamento da embreagem quando necessário. Já em carros mais modernos (e nos carros antigos mais sofisticados), existe a embreagem hidráulica, onde um atuador é responsável pelo acionamento da embreagem a partir do momento que você pisa no pedal. Como o besouro, foco desse blog, usa uma embreagem com cabo e tem um sistema bastante simples, falaremos um pouco mais deste.
Muitas pessoas reclamam que a embreagem dos VW a ar é dura. No entanto, esse sistema como qualquer outro demanda de manutenção. A troca do cabo de embreagem deve ser uma manutenção preventiva a partir do momento que ele tem uma certa idade ou ameaça partir-se. Além disso, o sistema de acionamento da embreagem do Fusca é composto por um flexível (um tubo que envolve o cabo próximo ao câmbio) e também por um eixo na pedaleira que também sofre desgastes com o passar dos anos. Ou seja: O ideal numa manutenção mais abrangente no sistema é a troca de todos os componentes. No garfo da embreagem existe uma mola que é responsável pelo retorno do pedal. Esta, quando se quebra, traz um comportamento bem estranho ao pedal e, para se trocada, exige a retirada do motor e, posteriormente, a desmontagem do garfo para a sua substituição. Mas o garfo de embreagem é assunto para outro post.
O vídeo que vocês veem ao final do post foi publicado pelo Ângelo Fagundes em seu canal no Youtube. Eu já conhecia o canal dele faz algum tempo mas confesso que não me recordo de ter postado algum vídeo dele aqui até então. Neste vídeo, o Ângelo mostra o sistema de acionamento da embreagem do Fusca, a lubrificação da pedaleira, do cabo e também da mola de retorno do garfo da embreagem. Uma informação passada de forma errônea (mas corrigida posteriormente nos comentários, e isso faz parte na internet do mundo real e das pessoas reais) foi sobre a mola do retorno da embreagem que, como disse, fica junto ao sistema do garfo, e não a mola da pedaleira, essa responsável pelo pedal de freio.
O vídeo é muito bom e o Ângelo é muito simpático, o que torna o vídeo muito dinâmico também.
Veja:
E só complementando: Cabo de embreagem (e também de acelerador) somente da marca Fânia, pois os outros não prestam.
ResponderExcluirEu já ouvi falar da Fânia. A realidade é que o mercado chinês e de segunda linha invadiu também a gama de peças de Fusca, o que dificulta um pouco a escolha das peças em algumas ocasiões.
ExcluirTem produtos chineses que são bons, inclusive tenho um MP3 da Sony legítimo que foi feito lá e até hoje não me deu problema, o foda é que existem muitos ruins também e descobrir qual é qual só comprando.
ExcluirO maior problema está nas réplicas e nos produtos de segunda a terceira linha...os primeira linha da China são bem interessantes.
ExcluirEu tinha o MP3 chinês de segunda linha, ai quando clareou uma grana eu comprei o de primeira linha, mas sem saber que era chinês.
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