Existem alguns conteúdos que com certeza tem o momento certo para aparecer. Por mais que ele seja relativamente antigo em relação a data que esteja sendo publicado, com certeza chama muita a atenção pela qualidade do carro e principalmente pelo carro que aparece nela. Nesses quase sete anos de blog, com toda a certeza é a primeira vez que tenho a oportunidade de trazer um flagra de um dos mais belos Volkswagen já produzidos na história. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Como os amigos que acessam com mais frequência já sabem, esse blog já tem quase 1000 posts publicados. Nesses "900 e alguma coisa" já publicados, com certeza nós já conseguimos mostrar carros diferentes e com pontos que os tornem ainda mais autênticos e interessantes, mas como o universo antigomobilista é extremamente vasto, diria eu que teremos infinitos assuntos de carros antigos e cada flagra trará uma pequena novidade que somará ao nosso conhecimento na área. Flagras como o do post de hoje com certeza nos mostram também que ainda existem muitos carros clássicos bacanas rodando nas ruas do nosso país.
As fotos que vocês veem ao final do post me foram enviadas pelo Carlos, nosso velho conhecido no que diz respeito a flagras de Fuscas nas ruas de São Paulo. Dessa vez, o Carlos simplesmente se superou e trouxe um flagra que, até então, nunca teve algo parecido postado por aqui: Um maravilhoso Karmann Ghia 1969 desfilando pelas ruas de São Paulo em meio ao caótico trânsito da cidade. Como se observa, trata-se de um carro bastante original, ainda que aparentemente tenha sido rebaixada a sua frente. Esse carro simboliza a época onde esse modelo do Karmann Ghia estava em seus últimos anos de produção e também quando o modelo ganhou a suspensão dianteira de pivôs com freios a disco, sistema aplicado também as Variant, TL, VW 1600 e posteriormente aos Fuscas 1500. Além disso, o belo tom de vermelho (aparentemente vermelho montana) harmoniza maravilhosamente com um carro dessa época. As placas, agora ocultas, tem "L" como a sua primeira letra, evidenciando que esse KG já foi do Rio de Janeiro algum dia.
Esse com certeza valeu a foto! Quero agradecer ao Carlos pela contribuição!
Veja:
Ignição eletrônica no distribuidor original
quarta-feira, 30 de maio de 2018
domingo, 27 de maio de 2018
Motor 1300: Menos é mais!
Carros clássicos sempre nos vendem a imagem de simplicidade no projeto, um menor número de peças e de projetos que contavam com inúmeras limitações já não existentes nos tempos atuais. No entanto, essa simplicidade vendida por imagem muitas vezes é concreta e é exatamente ela que garante a durabilidade dos carrinhos que tanto gostamos. Para os adeptos da tecnologia, como eu, é sempre interessante algum upgrade nesses carrinhos para que tenhamos um pouco de atualidade em um pedaço concreto do passado, mas quando tais intervenções não são bem pensadas, o progresso prometido pode virar um regresso acompanhado de uma decepção. O conteúdo do post de hoje mostra que, ao invés de um grande investimento, é possível se ter um conjunto mecânico afinadíssimo sem precisar buscar nenhuma novidade ou descoberta da mecânica. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
A busca pela performance em um conjunto mecânico é algo bastante buscado por entusiastas por automóveis. Ter um carro que entregue o ápice de seu rendimento com segurança é sempre muito interessante e satisfatório. No entanto, em um mundo cheio de radares e que não podemos abusar da velocidade pela má qualidade do asfalto e imprudência dos motoristas, upgrades de potência devem ser feitos com o extremo bom senso para que se aproveite o investimento da melhor maneira.
O vídeo que vocês assistem ao final do post vem lá do canal do Youtube ZeCrazyRacer. Nele, é apresentado de forma breve o funcionamento de um motor 1300 no exterior. Ainda que essa seja uma das menores cilindradas praticadas em um motor boxer Volkswagen, o acerto impecável da regulagem torna dele um motor bastante esperto para a sua concepção. Se nós compararmos a um motor de um Fusca brasileiro, a única diferença expressiva é o uso do carburador Solex 34 PIC/T, carburador muito próximo ao 31 PIC/T usado nos "Fuscas exportação" aqui do Brasil e com uma borboleta ligeiramente maior: 34mm. Tudo isso com um distribuidor com avanço a vácuo e centrífugo, um escapamento original e nada que fuja do bolso de uma pessoa que queira deixar seu Fusquinha "comportado" redondinho. E esse motor já tem 100.000 km nas costas. Cuidado é tudo!
Uma sinfonia.
Veja:
A busca pela performance em um conjunto mecânico é algo bastante buscado por entusiastas por automóveis. Ter um carro que entregue o ápice de seu rendimento com segurança é sempre muito interessante e satisfatório. No entanto, em um mundo cheio de radares e que não podemos abusar da velocidade pela má qualidade do asfalto e imprudência dos motoristas, upgrades de potência devem ser feitos com o extremo bom senso para que se aproveite o investimento da melhor maneira.
O vídeo que vocês assistem ao final do post vem lá do canal do Youtube ZeCrazyRacer. Nele, é apresentado de forma breve o funcionamento de um motor 1300 no exterior. Ainda que essa seja uma das menores cilindradas praticadas em um motor boxer Volkswagen, o acerto impecável da regulagem torna dele um motor bastante esperto para a sua concepção. Se nós compararmos a um motor de um Fusca brasileiro, a única diferença expressiva é o uso do carburador Solex 34 PIC/T, carburador muito próximo ao 31 PIC/T usado nos "Fuscas exportação" aqui do Brasil e com uma borboleta ligeiramente maior: 34mm. Tudo isso com um distribuidor com avanço a vácuo e centrífugo, um escapamento original e nada que fuja do bolso de uma pessoa que queira deixar seu Fusquinha "comportado" redondinho. E esse motor já tem 100.000 km nas costas. Cuidado é tudo!
Uma sinfonia.
Veja:
sábado, 26 de maio de 2018
Vamos abastecer?
Nós sabemos que o povo brasileiro constitui uma sociedade que, ainda cheia de problemas, consegue criar zoeiras e festa com tudo. Pois bem, diante de uma situação atípica na história do Brasil, chego aqui para mostrar nossos queridos besouros em um momento que tornou-se disputado nos últimos seis dias. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Há seis dias o Brasil está vivendo um momento atípico mas, diante das patifarias absolutas, extremamente necessário para um alinhamento do país com o futuro. Essas atribulações vindas em virtude da paralisação dos caminhoneiros são uma "amostra grátis" do que podemos viver no futuro se estivermos nas mãos de um governo incerto. Então, ao invés de tornar esse post algo de cunho político ou zombar de algo que solidifica, por mais uma vez, a união de uma classe que transporta o Brasil, trago um entretenimento um tanto interessante nessa noite de sábado.
As fotos que vocês veem ao final do post foram salvas em algum dia por mim de algum canto da internet. Vasculhando as pastas as encontrei e vi o momento como super oportuno para publicá-las. A primeira delas mostra um lindo Fusca da década de 50 em um posto de gasolina tendo seus pneus calibrados, uma das poucas coisas que conseguimos fazer em um posto em nossa (necessária) realidade atual. Já a segunda imagem mostra mostra um maravilhoso Fusca vermelho granada em um posto típico do exterior em virtude das charmosas bombas clássicas de lá.
Veja:
Há seis dias o Brasil está vivendo um momento atípico mas, diante das patifarias absolutas, extremamente necessário para um alinhamento do país com o futuro. Essas atribulações vindas em virtude da paralisação dos caminhoneiros são uma "amostra grátis" do que podemos viver no futuro se estivermos nas mãos de um governo incerto. Então, ao invés de tornar esse post algo de cunho político ou zombar de algo que solidifica, por mais uma vez, a união de uma classe que transporta o Brasil, trago um entretenimento um tanto interessante nessa noite de sábado.
As fotos que vocês veem ao final do post foram salvas em algum dia por mim de algum canto da internet. Vasculhando as pastas as encontrei e vi o momento como super oportuno para publicá-las. A primeira delas mostra um lindo Fusca da década de 50 em um posto de gasolina tendo seus pneus calibrados, uma das poucas coisas que conseguimos fazer em um posto em nossa (necessária) realidade atual. Já a segunda imagem mostra mostra um maravilhoso Fusca vermelho granada em um posto típico do exterior em virtude das charmosas bombas clássicas de lá.
Veja:
domingo, 20 de maio de 2018
Encontro de antigos - Pátio Cianê, Sorocaba: Maio de 2018
Ah, mas como eu estava com saudades de ir aos eventos e, consequentemente, escrever posts sobre eles aqui no blog. Ainda que o tempo seja curto, hoje eu abri mão da correria e apertei-me em outras tarefas e me diverti um tanto relembrando o quanto a galera antigomobilista é gente fina. Para compensar minha ausência que tem sido frequente, fiquem aí com imagens de belíssimos carros que integram a "frota clássica" de Sorocaba. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Quem em acompanha pelas redes sociais ou até mesmo que conversa comigo com mais frequência deve saber quão grande foi o contraste que passei ao deixar um carro relativamente novo e cheio de opcionais na garagem durante a semana e ter, como principal veículo, um Uno de segunda a sexta. Nessas centenas de quilômetros já rodados com esse carrinho, vi que dentre seus aspectos "pé de boi", há muito da dirigibilidade de um carro clássico. Por esse motivo, até para o evento que tematiza o post de hoje eu fui com meu carrinho mais antigo que, pelo menos por hora, ainda não é acompanhado de um Fusquinha.
As fotos que vocês veem ao final do post foram tiradas por mim hoje no clássico encontro mensal de carros clássicos que ocorre no Pátio Cianê, em Sorocaba. Esse evento ocorre sempre ao terceiro domingo do mês e, ainda que seja organizado pelo Opala Clube de Sorocaba (Clube pelo qual eu tenho muito apreço), a entrada de carros clássicos de todas as marcas é livre e gratuita. Ainda que eu tenha chegado próximo ao meio dia, haviam muitos carros interessantes por lá.
Como de costume, as fotos vão na ordem que foram tiradas e, se necessário, coloco descrições.
Veja:
Quem em acompanha pelas redes sociais ou até mesmo que conversa comigo com mais frequência deve saber quão grande foi o contraste que passei ao deixar um carro relativamente novo e cheio de opcionais na garagem durante a semana e ter, como principal veículo, um Uno de segunda a sexta. Nessas centenas de quilômetros já rodados com esse carrinho, vi que dentre seus aspectos "pé de boi", há muito da dirigibilidade de um carro clássico. Por esse motivo, até para o evento que tematiza o post de hoje eu fui com meu carrinho mais antigo que, pelo menos por hora, ainda não é acompanhado de um Fusquinha.
As fotos que vocês veem ao final do post foram tiradas por mim hoje no clássico encontro mensal de carros clássicos que ocorre no Pátio Cianê, em Sorocaba. Esse evento ocorre sempre ao terceiro domingo do mês e, ainda que seja organizado pelo Opala Clube de Sorocaba (Clube pelo qual eu tenho muito apreço), a entrada de carros clássicos de todas as marcas é livre e gratuita. Ainda que eu tenha chegado próximo ao meio dia, haviam muitos carros interessantes por lá.
Como de costume, as fotos vão na ordem que foram tiradas e, se necessário, coloco descrições.
Veja:
Quando sua rotina for cinza e monótona, busque pontos coloridos como um evento desse como uma válvula de escape. Rever amigos, conhecer belos carros e respirar novos ares fazem bem a qualquer pessoa e, para um antigomobilista, respirar novos ares por meio de algo antigo que lhe faz bem é, realmente, o melhor dos mundos.
Mais uma vez, muito obrigado!