Ignição eletrônica no distribuidor original

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Otimizando os balancins do motor VW a ar

Quando um motor é projetado muitas variáveis são levadas em consideração pelos engenheiros para que o resultado e o funcionamento do conjunto seja o melhor possível. No entanto, existem alguns detalhes que acabam se tornando inviáveis para o fabricante dada a alta produtividade. No passado eu já escrevi um post sobre regulagem de válvulas, mas hoje vou um pouco mais além tratando de componentes específicos do eixo de balancins do Fusca e de seus derivados. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Há alguns meses atrás eu escrevi um post sobre algumas otimizações que poderiam ser feitas em um carburador Solex 40, uma grande contribuição do meu amigo Paulo Fernando. Naquela ocasião, comentei que as modificações feitas por ele não foram padrão da produção dadas as limitações de custo e alta produtividade. Em uma grande produção um dos maiores fatores que são levados em conta é o custo. A partir do momento que o custo é definido, se tem ideia de até onde se pode ir no "requinte" da peça. Na ocasião de hoje, reitero, é um serviço que não foi de série nos motores VW principalmente por envolver mais um trabalho de usinagem que demandaria tempo, e tempo é dinheiro em uma ocasião dessas. Felizmente hoje todas as pessoas que gostariam de otimizar esse conjunto sem alterar o projeto original e concedendo uma melhora significativa na lubrificação dos balancins pode fazê-lo sem muitos esforços por meio do tutorial a ser apresentado hoje.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem lá do canal do Youtube do meu amigo Filipe Arce, dono de um Fusca verde folha maravilhoso que já apareceu por duas vezes aqui no blog além de alguns vídeos dele que eu também tive o privilégio de postar. Nesse vídeo, o Filipe Arce mostra a otimização que pode ser feita nos balancins de modo que o óleo tenha uma passagem mais "facilitada" até os parafusos de regulagem. Essa é uma prática muito comum no exterior e integra o sistema de lubrificação HVX que é um tema que está na minha lista de posts para um futuro próximo. Basta ter coragem, uma micro retífica e boa vontade para ter o mesmo resultado. Não é necessário tirar muito material ou fazer uma passagem enorme, é só uma passadinha rápida que abra uma leve canaleta.
Veja:



4 comentários:

  1. Ele podia ter usado alguma coisa para iluminar os balancins, pois o vídeo assim ficou meio vago.

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    1. Exato, em alguns momentos faltou a iluminação. Para 2018 pretendo escrever um post sobre o sistema HVX que aborda bastante esse assunto.

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    2. O Tonella aborda esse tema nos vídeos do Fusca do Reverendo Teoson.

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    3. No exterior esses temas são super debatidos também!

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