Existem algumas coisas que eu falo aqui no blog com muita frequência. Uma delas é que muitas pessoas geralmente querem ter um carro antigo mas tem medo de não se acostumar com uma suposta "ineficiência" de alguns sistemas. No entanto, esse post é mais um dos diversos que já pude escrever que comprovam o contrário, ou seja, que qualquer sistema em um carro se bem cuidado funcionará atendendo as necessidades de seu proprietário. Nesta noite de segunda, o sistema a ser tratado é o limpador de parabrisa do Fusca. A gente sabe que o limpador do Fusca não é sensacional em sua eficiência, seja nos modelos mais antigos com apenas uma velocidade como os mais modernos (a partir de 1974, se não me falha a memória) que já contavam com duas velocidades de operação. Muitos carros concorrentes da mesma época tinham limpadores até melhores, mas eu sempre achei muito bonitos aqueles bracinhos pequenos do Fusquinha.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem lá do canal do Tonella. Por diversas vezes aqui no blog eu já o citei e sempre falo muito bem do trabalho que ele desempenha. Ele é um cara muito didático que tem um vasto conhecimento em elétrica, eletrônica e mecânica, o que tornou seu canal algo com grandes dimensões atrelado a muito conteúdo técnico. O melhor disso é que a humildade não foi perdida nesses anos todos. No vídeo em questão, é apresentada uma manutenção no acionamento do limpador de parabrisas, com a troca dos eixos e dos reparos das hastes. Se você tem a certeza que só existem folgas no conjunto mas que o motorzinho elétrico funciona perfeitamente, esse é um serviço simples e bastante barato de fazer. A única recomendação que eu deixaria para qualquer amigo que faça o serviço é que dê uma conferida no estado da parte da redução do limpador, colocando uma pequena quantidade de graxa para minimizar o atrito.
Veja:
Mais um excelente vídeo do Tonella.
ResponderExcluirO trabalho do cara é muito bom!
ExcluirO que mais eu fico impressionado é como ele consegue as peças para os Fuscas, como essa borracha para acomodar os eixos do limpador de para brisa.
ResponderExcluirNa ocasião que ele fez a restauração dos cajados da Kombi da Bianca, ele conseguiu todas as borrachas e mais algumas pequenas peças de reparo dos cajados (como trincos e essas coisas) encomendando em uma empresa de vidros automotivos, se não me falha a memória.
ExcluirSe eu tivesse metade desses contatos que o Tonella tem, estaria contente.
ResponderExcluirSó você? hehehehe
ExcluirÉ... todo mundo...
ResponderExcluir