Em algumas ocasiões eu já disse aqui no blog e em outros lugares da internet que é possível montar um motor VW a ar com leves modificações, um desempenho legal e tudo isso atrelado a um aumento muito pequeno no investimento quando um motor passa por uma retífica completa. Em algumas dessas ocasiões muitas pessoas discordam de mim dizendo que um motor dos sonhos fica muito caro. Sim, claro, um motor montado com peças de primeira linha e com muitos componentes requintados custa o valor de alguns Fuscas, mas um projeto simples é capaz de criar um sorriso no rosto de quem anda com juízo com muita tranquilidade. Um exemplo disso é o motor a ser apresentado hoje neste post.
O vídeo que vocês veem ao final do post vem lá do canal do João Albert Fossile, onde ele apresenta o motor 1600 que montou para seu Fusca ainda na fase de restauração do chassi e sem a colocação da carroceria. Observa-se que é um motor simples, mas montado com muito capricho. Trata-se de um 1600 com carburação simples, taxa de compressão de 7,6:1 (levemente superior a taxa original dos 1600 que é de 7,2:1) com um comando de válvulas do motor Tork, que tem uma graduação levemente maior em relação aos comandos antigos. Com essas características, ele consegue uma melhora no rendimento por subir um pouco a taxa de compressão (que traz um número relativamente conservador e muito interessante para um motor antigo a gasolina) e um ganho de torque com esse comando de válvulas, além de toda a potência que um 1600 reguladinho pode oferecer. Além disso, o escapamento é do modelo original com as ponteiras finas e longas (como dos Fuscas dos anos 60), que trazem aquele assobio ao subir de giro.
O ronco é maravilhoso. Apreciem sem moderação.
Veja:
Redondinho o motor.
ResponderExcluirSem dúvidas!
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