Ter um problema no carro sem dúvidas é algo bastante chato. Para nós que gostamos de automóveis, um problema com certeza é um dos maiores motivos para que venham inúmeros pensamentos em nossa cabeça como sendo causas do mesmo. No entanto, muitas vezes o defeito é algo bastante simples e apenas nos falta uma diretriz para que seja formada a nossa linha de raciocínio no diagnóstico. Hoje vocês terão uma breve (mas muito produtiva) aula que mostra como um simples mas muito importante componente da elétrica do seu Fusca ou derivado pode ser testado.
O vídeo que você vê ao final do post vem lá do canal do meu amigo Paulo Fernando. Há poucos dias atrás eu tive o grande privilégio de poder publicar algumas fotos de várias otimizações que ele fez em sua dupla carburação Solex 40 que equipa seu Gol BX. Desta vez, meu amigo Paulo Fernando traz um vídeo da área da reparação automotiva onde ele se destaca pela grande competência: A elétrica. No vídeo em questão, é mostrado o funcionamento do relê dos faróis que, basicamente, é um relê tradicional mas com algumas peculiaridades existentes em virtude da necessidade do sistema de iluminação. Vocês aprenderão o funcionamento, como fazer testes caso a peça apresente anormalidades e, de quebra, como se ligar uma lâmpada caso o carro que você esteja trabalhando (isso independente de ser um VW a ar) não ter um soquete integrado para ela. Caso você não entenda o porque dos pinos do relê terem esses números como designação, eu escrevi um post há algum tempo que explica sobre o sistema elétrico do Fusca e as funções de cada pino de acordo com a norma DIN.
O relê é uma peça muito importante. Caso o sistema de iluminação esteja com algum defeito e você constatar que o relê está normal, é válido verificar a integridade do chicote, aterramentos, chaves, fusíveis e outros pequenos detalhes. A observação é um dos maiores critérios para se resolver um problema.
É um vídeo muito didático. Com certeza você entenderá perfeitamente. O Paulo Fernando é um cara muito gente fina, didático e super descontraído.
Veja:
Além de toda essa aula, deixo aqui para vocês mais um esquema do relê (sem sombra de dúvidas ele jamais superará o "esquema 3D" do vídeo, mas pode lhe ajudar também):
Como sempre excelente postagem, muito útil pra quem quer fazer os reparos no seu próprio carro. Depois desse conteúdo todo não tem como errar. Parabéns Jordan!!
ResponderExcluirMuito obrigado pelo prestígio, meu amigo!
ExcluirO esquema é de fato simples, mas para eu não me perder teria de usar uma caneta e muita fita crepe. rsrsrsrsrs
ResponderExcluirSer precavido nunca é demais...hehehehe
ExcluirO emaranhado de fios me confunde...
ExcluirE para diagnosticar um problema na elétrica é horrível...
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