Há alguns meses atras eu escrevi aqui no blog um post que tratava sobre a limitação da curva de avanço do distribuidor original do Fusca. Naquela ocasião, eu trouxe para o blog dois vídeos que mostravam a limitação do curso dos contrapesos internos do distribuidor da Bosch tanto na configuração a platinado como de ignição eletrônica. Se você não sabe exatamente no que consiste a curva de avanço em um motor, esse post é recomendado para que você possa ter uma melhor compreensão do assunto. Mas, de forma resumida, a curva de avanço de um motor é o "range" ou intervalo em graus que um motor avança o ponto conforme se aumenta a rotação. Isso é pré estabelecido pelo projeto do distribuidor e para que a curva de avanço seja a melhor possível para o motor. No entanto, muitos dos Fusquinhas que hoje rodam pelo nosso Brasil já tiveram seus distribuidores trocados por inúmeros motivos e as peças substituintes não traziam a curva de avanço necessária. Essa diferença no ponto em altas rotações implica em um funcionamento irregular do motor e pode até causar a famosa "batida de pino" em motores que tenham taxas de compressão mais altas. Por esse motivo, muitas vezes é bastante interessante se fazer o ajuste (limitação) da curva de avanço para que o ponto não avance "além da conta" e gere todos os contratempos que citei anteriormente.
Em distribuidores do modelo original esse ajuste não é difícil de ser feito, mas a precisão do serviço nem sempre é alta em virtude de não termos alguns parâmetros que hoje estarão listados nos vídeos que aparecem ao final do post. Como mostrado no post que citei anteriormente, a limitação da curva de avanço é feita dobrando um pouco as pequenas hastes que controlam o curso dos contrapesos do distribuidor. Dobrando-as levemente, os contrapesos atuam em uma distância menor em relação ao seu curso original e, em virtude disso, limitando o avanço.
Os vídeos que aparecem ao final do post vem lá do canal do Tonella. Todas as vezes que eu posto algum conteúdo dele eu falo isso mas sempre gosto de ressaltar. É um Youtuber que cresceu muito por seus méritos e pela qualidade do seu trabalho. Além disso, é um cara muito simpático, humilde e muito didático. Desta vez, ele apresenta em seu canal o distribuidor CB Performance que irá equipar o Fuskatia, o Fusca de sua esposa. Como esse carro ganhará em breve um novo motor, os ajustes do distribuidor (sabiamente) foram feitos anteriormente de modo que não houvesse mais um parâmetro a ser levado em consideração com todo o conjunto novo. Nessas alturas do campeonato você pode estar se perguntando o que esse distribuidor tem de diferente em relação ao original: Pois bem, ele é um distribuidor de ignição eletrônica (com um sistema próprio e circuito integrado dentro do corpo do distribuidor) e permite que seja ajustada a curva de avanço em seu range e também em sua velocidade. Ou seja, você consegue ajustar quanto de avanço você quer e em qual velocidade o distribuidor irá adiantar o ponto em virtude do aumento de rotação. Na série de vídeos, são discutidos os parâmetros, feitos os testes com as diferentes configurações de buchas (que determinam o range entre o ponto inicial e final) e das molas (que determinam a velocidade do avanço). Assim, consegue-se uma perfeita curva de avanço para a necessidade do motor.
É válido ressaltar que você precisa ter vários parâmetros para a aplicação e uso correto desse distribuidor: Além de seu carro estar 100% regulado, você precisa ter em mente mais ou menos os valores ideais para o ponto inicial e para o ponto final (avanço total) da ignição. Não é uma peça barata, mas sem dúvidas pode ser levada em consideração como um investimento interessante em motores que são montados na busca da melhor eficiência e rendimento.
Veja:
Esse Fuskátia anda que é uma beleza.
ResponderExcluirMas enfim... esses números de avanço em graus seriam específicos para esse motor, se fosse um motor original, será que esses números seriam menores???
Para se achar a curva de avanço ideal é bastante importante levar em consideração vários parâmetros do motor, como a taxa de compressão (se o motor é muito taxado, pode bater pino com pontos muito adiantados, principalmente em altas rotações), o comando que se usa (as vezes o ponto precisa ser muito adiantado para que, eventualmente, tente ajudar a "cobrir" algum "buraco" no rendimento em baixas rotações, tornando a curva ainda mais limitada), qual é a carburação que se usa e alguns outros fatores. Mas, tratando de uma forma genérica, creio eu que se partindo de 15 graus e finalizando-se com 30 graus com um avanço "ligeiro" já é possível ter um resultado bastante positivo. Motores com taxas mais baixas eventualmente toleram curvas maiores, mas isso não significa um aumento de desempenho, geralmente.
ExcluirE esse Fuskatia anda demais! hehehe
Entendi...
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