A ideia para escrever o post de hoje veio de uns dias atrás quando eu me deparei com essa propaganda que aparece ao final do post e, em virtude de vê-la quando estava no celular, não consegui salvá-la. Posteriormente, uma das primeiras coisas que tentei fazer foi localizar essa propaganda, mas não a encontrei. Desta feita, eu fiz uma pesquisa no Google e, juntamente com a propaganda, achei as fotos que aparecem em seguida e que podem ser alguns parâmetros para quem quiser fazer algo parecido.
Quando nós paramos para analisar o funcionamento do motor e todos os "setores" que atuam para que ele ande "redondinho", uma das coisas mais importantes a se observar é o sistema de lubrificação. Um motor limpo, bem lubrificado e com um lubrificante de qualidade com certeza terá um desgaste menor e um ronco muito mais uniforme do que um que, por exemplo, posterga as trocas de óleo. No entanto, o bom funcionamento do sistema de lubrificação não é dependente somente de uma bomba de óleo 100% operante, um lubrificante bom ou até mesmo o projeto de todo o "circuito do óleo", mas também da maneira com que este lubrificante é filtrado para que o motor sempre esteja limpo. Como nós sabemos, o componente no motor do Fusca que é responsável por filtrar o óleo lubrificante é a popular "peneirinha" montada juntamente a tampa do cárter e com ligação direta ao pescador da bomba de óleo.
Com o passar dos anos, esse sistema da peneirinha pôde provar a sua eficiência em virtude da durabilidade dos Fusquinhas. A própria fábrica recomendava (sabiamente) a limpeza da peneirinha quando da troca de óleo. Mas, em contramão em relação a solução adotada pela VW no motor boxer, muitos motores da mesma época tinham uma solução mais prática que era o uso do filtro de óleo propriamente dito que, cá para nós, é mais eficiente. Desta feita, muita gente que montou ou monta motores VW a ar busca a instalação de filtros de óleo em seus projetos. Depois de muitos anos (não sei exatamente quando isso foi implantado), a VW começou a usar em alguns motores no exterior um filtro de óleo com uma bomba que permitia a instalação do filtro. Um exemplo dessa aplicação são os Fuscas mexicanos Ultima Edicion, os últimos fabricados no mundo.
Hoje em dia é muito fácil se fazer uma instalação dessas, visto que existe uma grande variedade de bombas de óleo e outras peças que permitem esse upgrade. Mas antigamente não era bem assim. Visto que essa melhoria é bastante interessante e muitas pessoas poderiam buscar fazê-la, a Fram, tradicional fabricante de filtros automotivos desenvolveu um kit de filtro de óleo para os motores 1200. Para a época, essa solução era simples, mas muito funcional.
Nessas alturas do campeonato, você pode estar se perguntando o porque de utilizar um filtro de óleo em um motor desses. Pois bem, a aplicação de um filtro de óleo nesses motores é muito válida por permitir uma melhor filtragem do lubrificante e logo, uma maior durabilidade ao motor. Vale ressaltar (ainda que a propaganda não fale nada sobre) que é sempre recomendado utilizar uma bomba de óleo de maior vazão (com engrenagens maiores) em uma aplicação dessas. No motor 1200 isso é praticamente impossível pelo fato da bomba de óleo ser diferente em relação aos motores mais recentes.
Ao final do post você verá a propaganda da FRAM e após ela fotos de vários motores com essa aplicação ou alguma muito próxima, inclusive em motores com a carcaça "mais moderna". No próximo post sobre, eu falarei dessa melhoria e de como ela é feita nos dias de hoje.
Veja:
Inclusive, lá na gringa, tem um sistema de tubulação de óleo do motor que aproveita a própria refrigeração do motor do Fusca para refrigerar o óleo, é uma espécie de espiral que fica bem atrás da ventoinha do motor
ResponderExcluirUma ideia de post que eu tenho faz tempo mas ainda não consegui colocar em prática é falar sobre o sistema de lubrificação HVX em motores VW a ar. Até onde sei não há nada escrito sobre o assunto em português, fora alguns vídeos que o Tonella cita o assunto.
ExcluirUm sistema desses combinado com a solução que o Tonella deu para o Fusca do reverendo seria perfeita.
ExcluirSim, seria uma possibilidade interessante. Na verdade, eu particularmente gosto bastante do filtro integrado a bomba ou do suporte montado numa peça que permite você deixá-lo bem próximo a bomba prendendo o suporte nos prisioneiros que sustentam o escapamento. No próximo post sobre esse assunto, eu quero falar exatamente desses tipos de soluções...
ExcluirEu ia falar justamente nisso, mas não tinha certeza se realmente o filtro era integrado a bomba mesmo.
ExcluirAlgumas bombas usam o filtro integrado e outras não. Depende muito da aplicação e do espaço que sobra ali na região em que a bomba é montada...
ExcluirPelo menos aqui no país, a maioria dos filtros de óleo que são instalados nos Fuscas, são integrados a bomba, tem um "braço" que fica bem na frente das engrenagens da bomba que suporta o filtro.
ExcluirSim! Aliás, esse para mim é o sistema mais eficiente em virtude de ter um número menor de componentes. No entanto, muitas vezes o escapamento (o original é um ótimo exemplo) impede a instalação de um filtro por questão de espaço, obrigando a utilização de um filtro com suporte em algum outro lugar e conexões com mangueiras (ou aquelas Aeroquip) até a bomba.
ExcluirVerdade.
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