Muitas vezes as pessoas temem ou adiam os seus sonhos de ter um carro clássico em virtude de pensarem que os carros antigos tem limitações, poucas limitações ou conforto e até mesmo ineficiência no funcionamento de algum componente. Muitas vezes as pessoas se queixam de desempenho, mas um clássico bem regulado sempre terá uma tocada aceitável, outros dos freios que, ainda que com tecnologia muito diferente da atual, param o carro com segurança se bem cuidados, outros da estabilidade, que é claro, no caso de um Fusca por exemplo não é igual à de um kart, mas segura o carro nas curvas em velocidades sensatas. No entanto, algo que está sendo tratado no post de hoje é um dos fatores que as pessoas mais se queixam nos antigos: A iluminação.
Antigamente, no início da indústria automobilística nacional, a grande maioria (se não a totalidade) dos carros operavam com 6 volts no sistema elétrico. Naquela época, a iluminação dos carros era muito mais fraca do que hoje. Anos depois, os carros começavam a operar com 12 volts (como é até hoje), e no decorrer das décadas a elétrica e eletrônica automotiva foi sendo aperfeiçoada e o setor de iluminação não ficou de fora de tanto avanço.
Lâmpadas halógenas, de led, faróis projetores e direcionais, lâmpadas de xênon, barras de led e muitos outros produtos foram aparecendo conforme o tempo. A cada nova tecnologia lançada, muitas vezes a informação que temos é que aquilo que é presente nos nossos carros parece ser ineficiente diante das novidades. Eu particularmente acho bonita aquela iluminação dos painéis de carros antigos, ainda que muitas vezes iluminem mal.
Se você não curte a iluminação original do painel do Fusca, você vai gostar desse vídeo que aparece ao final do post. Nele, é mostrado o resultado de lâmpadas de led operando no local das originais na iluminação interna. A instalação e funcionamento são simples: Basta você tirar as lâmpadas originais e colocar lâmpadas de led equivalentes da cor que mais lhe agradar. Para quem quiser colocar leds nas famosas "luzes de espia" de óleo, luz alta e bateria, pode fazer a ligação de um led universal (aqueles comuns de eletrônica) com poucas adaptações.
Além disso, ele belo Fusca que aparece no vídeo tem um conta giros instalado, outra ferramenta que já foi mostrada aqui no blog e relatado seu funcionamento e modo de instalação.
Veja:
Se não aparecesse o dono do Fusca no vídeo, eu ia achar que o Amaury Jr. era o dono do mesmo rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
ResponderExcluirMas show de bola a iluminação de led no painel.
Muito bem observado... Hahaha
ExcluirA voz do caboclo é igualzinha.
ResponderExcluirE quando eu assisti pela primeira vez eu nem me toquei. Quando você disse, fui ouvir de novo e fiquei super surpreso...hehehe
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