Há alguns meses atrás eu escrevi um post com o mesmo intuito que esse, que tratava sobre o escapamento EMPI GT de inox para Fuscas ou qualquer outro VW a ar. Naquela ocasião, eu falei brevemente sobre o escapamento e trouxe para vocês um vídeo de demonstração do escapamento montado. Meses depois eu escrevi mais um post que tratava de um escapamento muito divertido e o mais importante, muito mais acessível que um de inox, o 4x2, mais conhecido como Capetinha. Naquele post, eu falei um pouco sobre o escapamento também e trouxe um vídeo para cada "tipo de Capetinha" diferente que achávamos no mercado, inclusive com ponteiras diferentes. Hoje a ideia é a mesma, também tratando de um escapamento muito popular.
Todas as vezes que alguém com um carro antigo pretende dar uma melhorada no desempenho do clássico, acabam surgindo várias dúvidas com relação ao que usar, como usar e como combinar as melhorias feitas no carro: Alguns investem na carburação, outros no sistema de ignição de alguma maneira, outros quando o investimento permite abrem o motor e alteram a cilindrada, trocam o comando de válvulas, partem para balancins de maior levante, dentre outras coisas. No entanto, algo que muitas vezes é adotado pelas pessoas até mesmo sem a intenção de melhorar o rendimento do seu carro é uma troca de escapamento. Para os VW a ar, existe uma enorme gama de produtos da linha e desta maneira é possível escolher um escapamento que melhor se encaixa com o seu perfil ou necessidade.
O escapamento que eu trago para vocês hoje é um velho conhecido de todos: O escapamento das Pumas. Esse escapamento fabricado pela Kadron há alguns anos atrás fez muito sucesso não só nas Pumas, mas muitos Fuscas, Brasílias e outros VW os utilizaram na ideia de mudar um pouco o ronco em relação ao escapamento original. Uma vantagem desse escapamento (assim como o Capetinha) é que ele é projetado de maneira dimensionada, ou seja, todos os canos que saem dos cilindros e conduzem os gases tem exatamente o mesmo comprimento e o produto tem a preocupação de trazer o mínimo de restrições para os gases queimados pelo motor para que o desempenho também tenha uma melhora com esse escapamento.
Mas, qual escapamento usar?
Pergunta difícil. Talvez a melhor resposta seja "depende". Você precisa ver qual é o teu objetivo/necessidade com o carro para ver o que melhor se encaixa no seu carro. Hoje eu escrevo esse post para te ajudar a decidir qual será o escapamento que você pode adotar no seu carro. O modelo de hoje é o escapamento da Puma.
O primeiro vídeo que aparece logo abaixo é do escapamento do Puma na configuração original, com abafador e a belíssima (e tradicional) ponteira cromada:
Agora, um vídeo do escapamento de Puma sem abafador. (Fique esperto, geralmente ele ronca alto, fique esperto com o volume do áudio..hehe):
E por último o escapamento de Puma com uma modificação no abafador:
Como vocês podem ver, o escapamento do Puma lhe dá um ronco muito mais grave. Eu, ainda que prefira o escapamento original (e com as ponteirinhas finas que "assobiam") vejo como muito harmonioso o som que esse escapamento proporciona. Vale ressaltar que este escapamento tem saída lateral, e não nos cortes da saia traseira como os demais modelos.
Espero ter ajudado!
Kanduxo, olha essa informação de um blog especializado em Pumas.
ResponderExcluirhttp://www.pumaclassic.com.br/2012/03/escapamento-volta-do-kadron-2-ecoscap.html
Eu adoro o blog Puma Classic. Já o conheço tem anos e tinha caído nesse post deles antes de escrever este. Esse novo escapamento é uma ótima pedida para quem quer montar no Fusca ou até mesmo substituir um Kadron que não esteja legal em uma Puma.
ExcluirPena que está meio parado o Puma Classic.
ResponderExcluirExiste o Fusca Classic também que é muito bom!
ExcluirMas o Fusca Classic está parado ultimamente.
ExcluirSinceramente...ainda que goste muito da página, faz tempo que não entro.
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