Muitas vezes quando olhamos alguma coisa qualquer, utilizamos uma máquina, mexemos com algum objeto ou qualquer outra coisa industrializada, geralmente não nos atentamos como aquilo é fabricado ou como chega até as nossas mãos para atender as nossas necessidades. Pois bem, você já imaginou como aquele utensílio doméstico que você usa, o celular ou computador em que você está lendo esse post e até mesmo o carro que te leva a todos os lugares é fabricado?
Por diversas vezes, esse fato pode parecer irrelevante para a nossa cabeça.
Esses dias, pesquisando no Youtube eu achei esse vídeo totalmente sem querer, que mostra toda a fabricação de um Fusca. Mas esse vídeo vai além de quaisquer outras imagens que você poderia ter da fabricação de um veículo atual, por exemplo. Nas imagens abaixo é mostrada a fabricação de um Fusca (e outros VW a ar acabam saindo junto) desde a confecção das chapas. No vídeo são mostrados os cortes das chapas, as prensas, o processo de estamparia, soldas, pintura, montagem, testes e ajustes finais além de diversos outros detalhes.
Nesse vídeo é mostrada uma técnica não mais usada na indústria automobilística atual que é a pintura feita por humanos, e não por robôs. Aliás, esse já foi assunto de um post que escrevi aqui tempos atrás. Além disso, é muito bacana notar que a boa e velha técnica da cordinha, para a fixação dos vidros era utilizada até na fábrica, que era até então novidade pra mim (Me refiro ao fato da técnica ser usada na produção).
O vídeo fala por si e pode ser um ótimo referencial para quem pretende restaurar um carro levando a originalidade "ao pé da letra", principalmente quando é mostrada a parte estrutural.
O vídeo é colorido e com esse recurso nos mostra muito mais detalhes. É uma verdadeira viagem no tempo.
Veja:
Coisa linda de ver!!!
ResponderExcluirPensei o seguinte... Que pena que isso não esteja acontecendo agora e que esse vídeo não foi gravado ontem à noite em São Bernardo do Campo"
Seria muito bom se a nossa máquina do tempo fosse além do vídeo!
ExcluirCurioso é ver que, na Austrália, eles saiam de fábrica sem as calotas.
ResponderExcluirOu elas eram montadas apenas nas concessionárias...
ExcluirPode crer...
ResponderExcluir