Esse é o tipo de post que nos coloca para pensar bastante e, se o assunto interessar, nos dá um ótimo tema para pesquisas.
Nas décadas em que o Fusca foi fabricado no Brasil, apareceram muitos acessórios no mercado paralelo para os Fusquinhas e os seus derivados. Muitos deles são comuns até hoje, e até mesmo fáceis de serem encontrados por aí. No entanto, outros simplesmente apareceram por um pequeno espaço de tempo e já sumiram das prateleiras das autopeças e lojas de acessórios. O acessório que trago de uma maneira muito simples e até subjetiva é um exemplo desses. Eu mesmo nunca vi fotos efetivas de um Fusquinha usando tal acessório.
Quando se fala em "rabo de peixe" nos carros clássicos, com certeza a primeira visão que se tem são os Cadillac, que em diversos modelos no século passado tiveram tal característica no design. Essa tendência foi seguida por outros carros grandes americanos (aliás, os americanos adoram rabo de peixe) e até aqui no Brasil ela teve um pouco de espaço, um exemplo disso são os Simca Chambord, que tinham também rabo de peixe, ainda que muito menor que os percursores dessas linhas.
Mas, rabo de peixe em Fusca, você já viu?
Eu, sinceramente não. Em um dos livros sobre automóveis que tenho aqui, é mostrada uma foto de um Fusca com rabo de peixe na traseira, mas eu nunca vi um Fusca pessoalmente com isso ou até mesmo por foto aqui no Brasil (talvez, nem lá fora). Depois de muitas pesquisas sobre o assunto após achar essa foto que aparece ao final do post Googlando, descobri que nos anos 50 a Metalúrgica Neusa fabricava um kit de rabo de peixe para o Fusca. Talvez ainda exista por aí algum exemplar com esse acessório.
Ao invés de dizer se é feio ou bonito, é melhor dizer que é diferente...hehehe
Veja:
No mínimo exótico... hehehehehehehehehe
ResponderExcluirO melhor é o marketing "Aerodinamize seu carro"...hehehe
ExcluirComo se o Fusca fosse ter mais aerodinâmica com um rabo de peixe. :D :D :D :D
ExcluirIsso tudo é marketing para vender...hehehe
ResponderExcluir