Os motores mais antigos, diferente dos mais atuais, requerem mais regulagens. Ponto de ignição, carburação, regulagem de válvulas, ajuste de cabos, de correia, de polias e muitos outros estão nessa lista. Estes vídeos que posto abaixo não são necessariamente uma regulagem, mas são um ajuste que pode melhorar muito o funcionamento do teu carro.
O distribuidor é uma peça muito importante em um motor de um carro. Ele distribui a faísca para cada cilindro no tempo certo conforme o funcionamento do motor. Isso se dá pela rotação de um pinhão que aciona um eixo interno, que carrega um rotor em sua extremidade e que conduz a corrente elétrica. Além do desgaste do rotor, do platinado (nos modelos mais antigos) e de outras peças, nós temos mais uma variável que pode influenciar e muito no funcionamento do carro: O ponto (avanço) da ignição. Este ponto se dá pela posição em que o distribuidor está montado e influencia diretamente no momento da faísca. Se a faísca se dá antes do momento ideal da explosão no ciclo do motor, o ponto está adiantado, se for o contrário, o ponto está atrasado. Motores fora de ponto geralmente apresentam aquele barulho popularmente conhecido como "batida de pino".
O ponto de ignição é dado em graus, por exemplo, hoje em dia o avanço recomendado para o motor dos nosso Fusquinhas independente da cilindrada é de 15 graus. Isso significa que a faísca se dará 15 graus antes (ou depois, se o ponto fosse atrasado 15 graus) da polia encontrar (na posição de sua marcação) a junção das duas carcaças do motor. O ponto é quem determina esse "avanço" ou "retrocesso" na faísca em relação ao funcionamento físico do motor.
Com o passar dos anos, muitos Fusquinhas mais antigos tiveram um upgrade com a instalação de uma ignição eletrônica, o que é benéfico. Porém, muitas vezes a curva de avanço (uma espécie de movimento no eixo do distribuidor) não era igual à do distribuidor antigo, o que mesmo com o ponto ajustado poderia não trazer o melhor desempenho. Até mesmo distribuidores originais as vezes não tem um avanço milimetricamente correto, isso também se dá pela produção em larga escala da peça.
Como hoje em dia o ponto de ignição em 15 graus de avanço é o ideal, até mesmo pela qualidade de nossa gasolina e outros fatores, existe uma possibilidade de desmontar o distribuidor e restringi-lo a ter a curva de avanço desejada em exatamente 15 graus aliada a posição do distribuidor. Assim há um perfeito casamento em seu sistema de ignição e ele funcionará em perfeita sintonia com o motor.
Com o distribuidor a platinado, é possível fazer o ajuste do ponto estático, existem várias formas de se ajustar, mas isso é assunto para outro post.
No distribuidor de ignição eletrônica ou com um Hotspark, isso só é possível com uma pistola de ponto.
O Tonella postou em seu canal dois vídeos afim de ensinar a manutenção no distribuidor assim como esse upgrade. Veja:
Fazendo a manutenção em um distribuidor a platinado, seguido de uma instalação de um Hotspark:
Fazendo a manutenção em um distribuidor de ignição eletrônica:
Não sou dono da verdade, portanto posso falhar em alguma informação. Tem alguma sugestão? Comente!