Ignição eletrônica no distribuidor original

domingo, 26 de abril de 2015

Fusca 1300 1968 - Adriano Santos

Todo mundo que acompanha o blog ou até mesmo que já me ouviu falando um pouquinho da minha opinião sobre os besouros, sabe que eu sempre levanto a bandeira de que não importa o estilo, ano ou a forma com que você mantém seu Fusca, acima de tudo isso está a intensidade em que ele te faz feliz e, obviamente, a nossa paixão por VW a ar e carros antigos, isso é indiscutível.
Mas hoje mais uma vez eu quero frisar que os Fusquinhas que sempre me agradaram mais foram os de 1970 pra baixo, isso é gosto pessoal. Se for original ou próximo da originalidade, melhor ainda.
Hoje nós temos um carro que dispensa comentários e tem uma descrição um tanto diferente, porém, por trás desse belo clássico que vocês verão no post, tem uma ideia do dono que me chamou a atenção por aliar a praticidade, simplicidade e o melhor de tudo, um custo praticamente zero.
Eu ia mostrar o carro primeiro, mas quero deixar vocês com uma pitadinha de ansiedade até chegar nas fotos....haha
O dono desse besouro, o Adriano Santos, foi quem desenvolveu uma ideia que alguns Fusqueiros já aderiram: A "telinha" no carburador, uma técnica/melhoria que traz inúmeros benefícios ao carro. Esta prática já se encontra em outras páginas (Adriano, obrigado por ceder este material), e agora estará aqui, descrito pelo próprio dono do carro. Veja:


Descrição do Adriano:

"AOS ENGENHEIROS DE PLANTÃO FIZ E DEU CERTO NÃO QUERO ME PROMOVER, EU FIZ NO MEU FUSCA E DEU CERTO, FAZ 16 KM EM VIAGEM, APENAS QUERO REPASSAR A IDÉIA A TODOS AMIGOS..**** A tela pode ser instalada em qualquer carro carburado e até em motocicletas.**** A IDEIA ESTÁ DANDO UMA AUTONOMIA DE 3 A 4 KM A MAIS EM 1 LITRO DE GASOLINA*** Ou seja com um tanque de 40 litros de gasolina pode andar 120 km a mais do que antes....... ****SEGUE ABAIXO O PASSO A PASSO DA IDEIA.*****... Faz o seguinte recorta a tela no formato da junta, bota a junta por baixo, a telinha no meio e outra por cima e instala o carburador no seu lugar e pronto é só andar.. . Atenção é uma tela Galvanizada...OU INOX .e não precisa usar nenhum tipo de cola, só coloca a tela e fixa o carburador no seu lugar, não precisa fazer nenhum tipo de regulagem .Quem quiser fazer a ideia sinta-se a vontade, ninguém é forçado a nada, mas apenas quero repassar minha ideia aos amigos, sei que parece piada mas garanto que não é, precisa fazer para ter a certeza que funciona. Eu fiz e funcionou... Espero que gostem da ideia, é simples mas funciona, tá todo mundo me perguntando como que funciona o negócio, é bem simples, quando a gasolina passa pela tela ela é vaporizada ao mesmo tempo que o ar passa pela tela ele é muito mais forçado dando uma mistura bem melhor, pois sem a tela a gasolina é injetada direta em forma de jato ou seja em estado *líquido* no coletor, e volto a dizer a tela faz o serviço de vaporizar a gasolina e ao mesmo tempo fazendo uma entrada de ar forçada dando maior velocidade no mesmo.... além de dar economia está dando um ganho extra no motorzinho,ou seja notei que a retomada está mais rápida e aceleração mais estável.... Resumidamente de acordo com o texto, funciona como uma "placa restritiva", atomizadora de combustível e placa anti-reversão. Lembra muito o funcionamento do arrasto dinâmico no venturi... Falando agora dentro da física, imagine uma gota de água batendo em uma grade com espaços minúsculos, essa gota vai se dividir em minúsculas gotículas de água, lembrando bastante quando está garoando num dia nublado, gotas de água tão pequenas que quase não é possível vê-las... é o que acontece com essa tela... quanto melhor a atomização/mistura do combustível com o ar, melhor será a combustão, criando assim um turbilhão dentro da admissão... Abração a todos amigos"

Indiscutivelmente, é uma ideia que vale a pena colocar em prática.
Mas, vamos mostrar o carro. Esse Fusca 1968, com motor 1300 e cor verde caribe (um dos tons mais bonitos que a VW já teve...infelizmente hoje é só preto, prata e branco) já pertence ao Adriano a 4 anos, e a esses 4 anos ele recebe propostas de compra. Para evitar de um dia ele ficar tentado com alguma delas, ele resolveu colocar o carro no nome da esposa, assim o carro só sairia da mão dele com a assinatura da mulher...(risos)
Ele utiliza esse carro geralmente para ir a encontros de gente que não é meio certa da cabeça, que vive juntando diversos carros antigos, ops, digo, encontros de carros antigos. Adriano, com certeza a gente (eu e quem acessa) entende a sua paixão por VW a ar e convive com a mesma doença benéfica ao psicológico....hehe
Esse carro conta com diversos acessórios de época, inclusive a belíssima persiana no vidro traseiro (eu particularmente gosto muito), além de diversos outros, que vocês verão nas fotos. É um carro, que mesmo através de fotos, mostra a sua integridade e a capacidade de não deixar de ser admirado e elogiado por quem gosta e até por quem não gosta.
Bem, chega de falar, vamos as fotos!
Preparem os babadores e protejam os teclados, pois tem carro bonito chegando!!












Quero agradecer ao Adriano por ceder as fotos desse clássico pra gente!

Quer ver seu carro aqui no blog? Me mande um e-mail.


#FotoDoDia

Quero agradecer mais uma vez a todos os amigos que continuam acessando o blog a todo vapor. É por vocês e para vocês que, sempre quando posso, estou postando!
Anos 60 (ou início dos anos 70) na #FotoDoDia!



sábado, 25 de abril de 2015

Mais uma vez o Fusca do Diogo e do Victor Macedo

Não faz tanto tempo que fiz um post sobre esse belo Fusca 1976 1600 do Victor e do Diogo Macedo. Essa semana ele me mandou essa foto, do carro depois de polido, veja:


É sempre muito bacana falar desse carro, já que os donos conhecem cada parafuso dele, como vocês podem ver no post que eu fiz sobre o carro. Ele foi desmontado inteiro e refeito totalmente ao gosto dos donos, isso cria no carro uma identidade que deixa um autógrafo em todas as pistas que desfila...
Ah, mas voltando ao polimento (risos), é incrível como os carros antigos (sejam eles pintados com PU, Poliester, etc) parecem "brilhar" mais em relação aos carros novos depois de um polimento, este mesmo ficou um belo espelho negro...hehehe
Quero agradecer ao Diogo que me mandou a foto, e também ao Victor por ter participado ativamente (não só pelo fato de ser um dos donos do carro) por todos os processos que esse carro passou para chegar a esse brilhante e incrível resultado.

Fusca 1300 1978 - Edy Maia

Nesses últimos dias postar no blog pra mim tem sido praticamente impossível.
Mas, sempre quando posso, dou ao menos uns sinal de vida na página....hehe
Hoje, num post bem breve, mais um carro do tipo "viva da diversidade", e isso é muito bacana.
Este belo (e diferente) Fusquinha 1300 1978 pertence ao Edy Maia. É um carro que é mais do que perceptível ver que foi montado totalmente ao gosto do dono, o que fez com que ele ganhasse um lado mais "colorido", tendo sua lateral na cor preta e as rodas amarelas.
Eu particularmente achei bem bacana, até por que não é todo dia que você vê um carro que é, verdadeiramente, exótico como esse. Ficam aqui meus parabéns ao Edy, que conseguiu fazer algo bem diferenciado sem tirar a identidade do carrinho.
Preparem os babadores e protejam os teclados!



Quero agradecer ao Edy por ceder as fotos!

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domingo, 12 de abril de 2015

Farcas Pancho: Lanternas traseiras do Fusca

Seguindo o material que o Farcas gentilmente nos cedeu para o blog, posto hoje o padrão das lanternas traseiras do Fusca. Se você está restaurando algum besouro e busca a originalidade, esse material e outros já postados podem te ajudar a descobrir o que é e o que não é pertencente do seu carro.
Esse material de hoje ainda com algumas particularidades. Veja:


Quero agradecer mais uma vez ao Farcas por ceder o material!

domingo, 5 de abril de 2015

Propaganda: "Minha vida é andar por esse país"

Essa propaganda também teve um comercial de TV, depois vou postá-lo aqui.
É uma propaganda que meu pai sempre comenta que se recorda. Talvez uma das mais marcantes da publicidade para o Fusca. 
Realmente a vida de um carrinho tão valente é rodar, ainda por muito tempo por este país!


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Vídeo do Icarros: Clássicos Brasileiros: Volkswagen Fusca

Esse vídeo foi publicado a poucos dias no Youtube.
Essa série de Clássicos que o Icarros está fazendo é muito bacana, eles estão mostrando clássicos da indústria automobilística brasileira com vários relatos de proprietários, e lógico, belíssimos exemplares.
Nesse episódio, eles falam nada mais nada menos de um carro que durante muitos anos moveu o Brasil: O nosso querido Fusquinha.
Para isso, foram entrevistados um dono de um Fuscão 1972 desde que este era zero e um cara que todos conhecem quando se fala em manutenção de VW a ar, o Tonella.
Veja:


Fusca 1300 1971 - Celso Elias Júnior

Já fazia alguns dias que eu não postava, mas como o blog não pode parar, estamos aqui postando novamente...hehe
Hoje eu tenho um Fusca diferente pra postar, ou melhor, talvez não seria apenas mais um Fusca a ser postado aqui, é uma verdadeira máquina do tempo.
Este simpático Fusca 1971 que aparece nas fotos pertence ao Celso Elias Júnior, esse besouro me chamou a atenção exatamente por ter muita coisa carregada nele. Não, eu não estou falando daquilo que ele carrega no seu bagageiro de teto, e sim no contraste de épocas que ele carrega.
É um Fusquinha da época em que a VW talvez estivesse em um dos seus melhores tempos de sua história: Os anos 70. Nessa época a cada 10 brasileiros, 11 tinham um Fusca. Era Fusca pra todo lado nas ruas, uma época colorida que esse e milhares de Fusquinhas viveram. Por outro lado, esse carro segue o estilo Ratlook, onde o aspecto de antigo, com diversos pontos de ferrugem e não ter brilho como fator na estética são regra, mas mantendo toda a parte que envolve a segurança do carro em perfeito estado, como elétrica, motor, suspensão e tantos outros componentes. Esse estilo, pelo menos no Brasil, é bem recente. Com isso, esse carrinho carrega o início dos dias de glória (falo isso pois carros antigos tem dias de glória eternos), nos anos 70 consigo e a atualidade com as modificações feitas ao gosto do dono, exclusivamente.
O besouro é equipado com o modesto mas durável motor 1300 e conta com algumas modificações na suspensão, como se pode notar.
Preparam os babadores, protejam os teclados, pois tem carro bonito, e acima de tudo, diferente, chegando!














Quero agradecer ao Celso por, gentilmente, me ceder as fotos!

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