Ainda que no dia seguinte a data que se comemora o Dia Nacional do carro mais amado do mundo, logicamente o material que fora gerado para esse dia jamais poderia deixar de ser postado por aqui. Por mais simbólico que possa ser o Dia Nacional do Fusca, não há como comemorar e contemplar o sucesso desse carrinho em qualquer data que ele possa rodar, servir alguém e abrilhantar o trânsito. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Por diversas vezes aqui no blog eu venho falando aos amigos seguidores que publicar com regularidade não tem sido fácil, assim como estar em todos os eventos que ocorrem na região. No entanto, como a gente gosta de carros antigos e busca sempre algum tipo de proximidade, o conteúdo de hoje foi gerado em um meio de semana e foi usado como uma ótima desculpa para conhecer um local que, até então, eu nunca tinha entrado mesmo morando há 6 anos por aqui.
As fotos que vocês veem ao final do post foram tiradas por mim na semana passada no Shopping Cidade Sorocaba, Shopping Center localizado na Zona Norte da cidade. Nelas, vê-se um pouco do que foi uma exposição promovida pela Garagem das Carangas em comemoração ao Dia Nacional do Fusca. Até o dia 19, onde ocorrera um evento em decorrência da data, vários Fuscas estiveram presentes em pontos estratégicos do Shopping. Nas imagens, há apenas alguns dos exemplares. Como eu não conhecia o Shopping, confesso que foi difícil de achar todos, mas vê-se carros de todos os estilos mostrando mais uma vez que o Fusca é um dos carros que melhor permite a diversidade.
Veja:
Ignição eletrônica no distribuidor original
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
sábado, 19 de janeiro de 2019
Montando os periféricos do motor do Fusca e dando a primeira partida objetivamente
O tempo é curto, os conteúdos são muitos mas eu não posso deixar de postá-los ainda que em uma frequência baixíssima para os amigos seguidores. Todos nós que gostamos de automóveis temos, em um momento ou outro, algum interesse por mecânica, e se tratando de Fuscas é muito bom saber que há um material muito rico e objetivo abordando a desmontagem, retífica, montagem e todos os pequenos detalhes que podem aparecer em todas as fases desse procedimento. Quem vem acompanhando essa saga que foi postada por partes aqui no blog, lê nesse post o fim da série do motor do canal JBugs. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Como disse no parágrafo anterior, infelizmente o tempo anda extremamente curto para postar aqui no blog, mas na véspera e principalmente no Dia Nacional do Fusca, comemorado no dia de amanhã, logicamente minha presença se faz regra nesse blog, não só por homenagear o carro que permite a existência dessa página como também usar da criação de conteúdo por aqui como uma forma de gratidão a todos os amigos seguidores que não abandonam-me.
Os vídeos que vocês assistirão ao final do post vem lá do canal JBugs. No decorrer dos últimos meses, vim postando aqui uma sequência de vídeos deles da desmontagem, retífica, montagem e acerto de um motor VW a ar com pequenas modificações, porém mantendo todo o estilo e até mesmo configuração interessantes para um veículo de uso comum, um carro de rua, o que não retira sua funcionalidade. Nos vídeos abaixo, vê-se a montagem de pequenos detalhes relacionados a montagem "interna" do motor, e logo em seguida dá-se início a montagem das latas e outros periféricos, pontuando as modificações feitas e quais foram as pequenas surpresas para que peças que nunca "se encontraram" formassem um conjunto harmonioso e funcional. Depois, quando da primeira partida foram corrigidos pequenos problemas e, tão importante quanto a correção, esses foram mostrados sem quaisquer invenções, enganos ou tentativas de se esconder o contratempo. O fato de girar o motor sem os balancins para pressurizar o óleo por todo o sistema também foi muito bem sacado.
Um motor montado com maestria. E detalhe: Vocês sabem muito bem onde comprar uma ignição igual a mostrada no vídeo pelo melhor preço do mercado!
Veja:
Como disse no parágrafo anterior, infelizmente o tempo anda extremamente curto para postar aqui no blog, mas na véspera e principalmente no Dia Nacional do Fusca, comemorado no dia de amanhã, logicamente minha presença se faz regra nesse blog, não só por homenagear o carro que permite a existência dessa página como também usar da criação de conteúdo por aqui como uma forma de gratidão a todos os amigos seguidores que não abandonam-me.
Os vídeos que vocês assistirão ao final do post vem lá do canal JBugs. No decorrer dos últimos meses, vim postando aqui uma sequência de vídeos deles da desmontagem, retífica, montagem e acerto de um motor VW a ar com pequenas modificações, porém mantendo todo o estilo e até mesmo configuração interessantes para um veículo de uso comum, um carro de rua, o que não retira sua funcionalidade. Nos vídeos abaixo, vê-se a montagem de pequenos detalhes relacionados a montagem "interna" do motor, e logo em seguida dá-se início a montagem das latas e outros periféricos, pontuando as modificações feitas e quais foram as pequenas surpresas para que peças que nunca "se encontraram" formassem um conjunto harmonioso e funcional. Depois, quando da primeira partida foram corrigidos pequenos problemas e, tão importante quanto a correção, esses foram mostrados sem quaisquer invenções, enganos ou tentativas de se esconder o contratempo. O fato de girar o motor sem os balancins para pressurizar o óleo por todo o sistema também foi muito bem sacado.
Um motor montado com maestria. E detalhe: Vocês sabem muito bem onde comprar uma ignição igual a mostrada no vídeo pelo melhor preço do mercado!
Veja:
domingo, 6 de janeiro de 2019
A melhor definição de "Fuskombi"
Muitas vezes aqueles que contemplam carros antigos com altíssimo percentual de originalidade se designam como puristas. Em grande parte das ocasiões, diria eu que estes de fato o são, assim como eu também sou por curtir muito carros bastante originais. No entanto, o ser "purista" também pode ser conservador em um ponto que não abrange a originalidade mas que é tão importante quanto na avaliação ou admiração de um carro antigo: O respeito dos "princípios" utilizados pela montadora para a execução de um projeto tendo um exemplar como ponto de partida. Respeitar o projeto de um carro e fazer modificações grandes são fatores que dificilmente se combinam, mas a harmonia é sempre possível para quem tem experiência, bom gosto e bom senso. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita para quem acessa pelo PC e logo ao final desse post e de seus comentários para a versão destinada aos dispositivos móveis de maneira rápida e fácil. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem, visto que já apareceram os primeiros vídeos voltados aos carros antigos. Você também pode ficar sabendo quando há um post novo cadastrando seu e-mail para ser notificado. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer a Ignição Eletrônica para distribuidores a platinado a venda através do blog. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Em alguns momentos aqui do blog eu já pude mostrar aos amigos seguidores belíssimos carros e/ou réplicas de icônicos veículos clássicos que utilizavam a mecânica do Fusca e, com muito capricho em projetos inusitados, conseguiam sair do "gosto duvidoso" e harmonizar cada detalhe para que aquele conjunto de peças retratasse exatamente aquilo que é proposto por aqueles que montaram. O carro a ser mostrado hoje sintetiza, com maestria, o resultado de um trabalho muitíssimo bem feito.
As fotos que vocês veem ao final do post tem aparecido aos montes para mim nas redes sociais e claro, em algum momento eu não poderia deixar de publicar aqui no blog mesmo sem saber a autoria ou como o projeto fora executado. A última ocasião que vi as fotos e acabei salvando-as foi do grupo "Chora Boy, aqui é Fusca", do Facebook, grupo esse que por sinal tem muito conteúdo bacana e com uma moderação bastante assídua e participante dos debates. Nelas, vê-se um Fusca que foi transformado em pickup com uma pegada bem diferente do habitual. Foi feita uma carroceria da coluna B do carro para trás bem ao estilo das caminhonetes americanas antigas. Na traseira, as linhas arredondadas atreladas ao uso das lanternas de Kombi corujinha deram a sensação de algo desenvolvido na fábrica. Para um ganho de espaço na caçamba, foi adotado um "motor plano" ao invés do conjunto de refrigeração original dos Fuscas. Além desse fato, ainda foi montada uma capota removível muito comum de se ver em Kombis pickup da década de 80 aqui no Brasil. O segredo está sempre no capricho.
Sem dúvidas, a verdadeira definição de "Fuskombi"!
Veja:
Em alguns momentos aqui do blog eu já pude mostrar aos amigos seguidores belíssimos carros e/ou réplicas de icônicos veículos clássicos que utilizavam a mecânica do Fusca e, com muito capricho em projetos inusitados, conseguiam sair do "gosto duvidoso" e harmonizar cada detalhe para que aquele conjunto de peças retratasse exatamente aquilo que é proposto por aqueles que montaram. O carro a ser mostrado hoje sintetiza, com maestria, o resultado de um trabalho muitíssimo bem feito.
As fotos que vocês veem ao final do post tem aparecido aos montes para mim nas redes sociais e claro, em algum momento eu não poderia deixar de publicar aqui no blog mesmo sem saber a autoria ou como o projeto fora executado. A última ocasião que vi as fotos e acabei salvando-as foi do grupo "Chora Boy, aqui é Fusca", do Facebook, grupo esse que por sinal tem muito conteúdo bacana e com uma moderação bastante assídua e participante dos debates. Nelas, vê-se um Fusca que foi transformado em pickup com uma pegada bem diferente do habitual. Foi feita uma carroceria da coluna B do carro para trás bem ao estilo das caminhonetes americanas antigas. Na traseira, as linhas arredondadas atreladas ao uso das lanternas de Kombi corujinha deram a sensação de algo desenvolvido na fábrica. Para um ganho de espaço na caçamba, foi adotado um "motor plano" ao invés do conjunto de refrigeração original dos Fuscas. Além desse fato, ainda foi montada uma capota removível muito comum de se ver em Kombis pickup da década de 80 aqui no Brasil. O segredo está sempre no capricho.
Sem dúvidas, a verdadeira definição de "Fuskombi"!
Veja: