Ignição eletrônica no distribuidor original

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Fusca Ultima Série 1986 EXCEPCIONAL!!

Não, eu não estou exagerando em utilizar até letras maiúsculas no título desse post. Se você já me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, de maneira rápida e fácil. Dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis.
Quando eu me deparei com esse vídeo no Youtube, não tive dúvidas de que eu iria postá-lo aqui. No post que eu mostrei a Variant que fotografei na rua (que foi ontem), eu disse que um carro interessante não precisa ser necessariamente totalmente original para despertar um olhar positivo de qualquer entusiasta por carros. Carros antigos precisam deixar a história aparente, seja esta vindo da boca de seu proprietário ou por algum detalhe que o carro tenha (um acessório, uma escolha, ou até mesmo uma marca do tempo) para que esteja evidenciado todo o histórico que o clássico teve. Pois bem, o Fusca que aparece hoje aqui no blog independe de qualquer comentário, pois a sua história bacana já começa na fábrica, em virtude de ser um carro "especial".
Os anos 50 e 60 foram, com certeza, as décadas de ascensão do Fusca no Brasil. O carrinho de formato diferente que eu e você (muito provavelmente) gostamos cativou o público brasileiro por sua simplicidade, economia e principalmente a durabilidade. Os anos 70 geraram uma década de sucesso da VW em vendas do Fusca, onde ele era, sem dúvidas, o carro mais popular, independente da versão. Os anos 80 ainda traziam os proprietários fiéis de Fusca mas, com o lançamento de diversos novos modelos em nossa indústria, o número de vendas decaiu um pouco, o que levou a primeira paralisação da produção do Fusca, em 1986. Para que fosse deixado um marco da interrupção da produção do carro mais amado do mundo, a Volkswagen produziu o "Fusca Ultima Série": O Ultima Série é uma série especial numerada em 850 unidades, onde o carro tinha alguns acessórios que o tornavam diferentes dos demais modelos. Com a retomada da produção em 1993, no modelo Itamar e a finalização da produção em 1996, também foi criada uma outra série especial em virtude dos últimos modelos fabricados, o "Itamar Série Ouro".
O vídeo que aparece ao final do post foi produzido pela LP Produções com muita maestria. Nele, aparece um Fusca 1986 1600 Última Série com um alto grau de originalidade e num tom raramente visto em um besouro: O dourado. Com certeza este é um carro praticamente exclusivo que merece toda a nossa admiração.
Veja:



20 comentários:

  1. Perfeito esse Fusca, na verdade foram feitos 850 Última Série, um para cada concessionária Volkswagen no Brasil naquela época, eu, particularmente acho os Fuscas entre a década de 70, 80 e os "Itamar" os melhores, mas gosto dos Fuscas da década de 60 também, desde que seja de 1967 pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo toque, de fato foram 850 e não 750. Eu já adoro os Fuscas dos anos 60, o perfil de "comportado" que eles passam me agrada bastante.

      Excluir
  2. Eu já gosto desses Fuscas com rodas de 5 furos, mas com umas rodas de tala larga, ficam perfeitas para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre penso que um Fusca do início dos anos 70 com rodas cinco furos, um veneninho e tala larga fica muito bom.

      Excluir
  3. Caros bom dia, como identifico se um fusca é ultima série considerando que os vidros foram trocados? tem outra marcaçao sem ser nos vidros? numero de chassi ou na carroceria? Obrigado lindo esse fusca parabéns

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Uma boa dica é ver a cor dele, se for igual a esse do vídeo ou um azul metálico escuro 1986, tem grandes chances de ser um Última Série, pois esses só saíram nessas duas cores.

      Excluir
    2. Quando olho detalhes, tipo desembaçador traseiro, vidro verde mais a cor acredito que sim.
      Olha foto dele

      https://www.instagram.com/p/BSgPPKejBLq/

      Excluir
    3. A cor é uma forma de se ter uma ideia se ele é um Ultima Série ou não. Mas acredito eu que em algum lugar você consiga saber de que número de chassi até que número saíram esses carros, aí ficaria mais fácil para conferir.

      Excluir
    4. Pela cor e por ser 1986, tem grandes chances de ser um US sim, mas Kanduxo... a Volks nessa época parece que não fazia questão de colocar números de chassi diferenciados para os modelos de Fusca, tirando o "pé de boi" que tinha na plaquinha no berço do estepe a inscrição "Tipo 113 B" (o "B" diferenciava o pé de boi dos Fuscas normais) e os Fuscas 1600 que tinham o chassi começando com "BD", de resto a Volks não criou chassi diferenciado para seus modelos.

      Excluir
    5. Talvez eles não sejam diferentes, mas deve haver sim em algum lugar (nem que isso ainda não apareça na internet) uma relação de números de chassi desses carrinhos. De qualquer forma, as maneiras mais simples (e visuais) estão nos vidros e nas cores. Ali já se tem indícios dele ser um Última Série ou não.

      Excluir
    6. Pelo menos no Fórum de Fuscas do qual eu participo, tem um tópico onde eles falam para todos os donos de US postarem os seus Fuscas e o número dos vidros deles, se é o 15/850, 130/850... e assim por diante.

      Excluir
    7. É uma forma de estatística...hahaha

      Excluir
    8. @daniel prado, exato mas meus vidros dianteiro e traseiro foram trocados aí lascou. Kkkkk

      Excluir
    9. VIXE!!!! e nem manual dele você tem??

      Excluir
    10. Sim, Kanduxo, a intenção deles é reunir o maior número de US possíveis.

      Excluir
    11. Aliás, há algum tempo atrás nós tínhamos em casa um carro com apenas 3000 unidades (aproximadamente) no Brasil. Nós também tentamos contabilizar os modelos pelo número do chassi...hehe

      Excluir
  5. Tenho um fusca 1986 dourado com vidros verdes e o vidro laterais traseiro abrem por uma dobradiça. Queria saber dos 850 que é o meu

    Tem como saber ?

    ResponderExcluir
  6. Tenho um fusca 1986 dourado com vidros verdes e o vidro laterais traseiro abrem por uma dobradiça. Queria saber dos 850 que é o meu

    Tem como saber ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Genilson! Em 1986 também houveram Fuscas dourados que não eram Ultima Série. Se o seu parabrisa for original, a informação estará gravada nele. Caso contrário, teria de se pesquisar bastante nas características do carro de modo que pudesse se descobrir. Muito obrigado pelo comentário e um grande abraço!

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!